23 janeiro 2009

Romantismo bárbaro

A fase, no momento, é de escutar Luis Miguel. Descobrir o seu álbum, “Mis boleros favoritos”, foi um acréscimo e tanto para a ecleticidade musical que meus ouvidos absorvem. A obra é uma ode ao romantismo mórbido. Por isso, talvez, a tenha coroado a melhor no quesito “sobre amor”.

Luis Miguel é sem dúvida um dos melhores cantores latinos. Interpreta de forma inimitável e definitiva esses sucessos bolerísticos do repertório. Ao escutar essas melodias prazerosas de prontidão se pensa em um jantar à luz de velas com a amada ou a cena filmica de uma visita (encontro) em casa. Da qual descrevo:

Trajando um terno sob medida em uma sala simples, mas bem decorada e de preferência com uma sacada que proporcione uma vista inefável. Ele espera ansioso pela visita. A campainha toca, o nervosismo toma conta do corpo. Abre a porta e lá está ela, estática e deslumbrante com seu vestido longo e preto:
- Você está... Linda.
E ela não responde, apenas sorri mexendo os ombros de um lado para o outro e coloca as mãos na cintura.
- Entre!
A luz fraca no ambiente. Ele olha para o bar no canto da peça, depois para ela e pergunta classicamente:
- Aceita um drinque?
Enquanto ele serve só se escuta a música de Luis Miguel ressoando em um volume ideal para a ocasião, nem alto e nem baixo demais. Apenas deixando o encontro maravilhosamente calmo e romântico.

Abrindo os olhos e deparando-se com a realidade. Esses boleros na voz de Luis Miguel nos remetem a isso: situações de um amor em paz.
Todas as faixas seguem a mesma linha. A do inacreditável. As três primeiras: No me platiques mas, La Barca e La Gloria eres tú; abrem o disco da melhor forma possível.

Como que o ser - humano chega a esse ponto de fazer músicas e letras tão românticas desse modo? Faz-me pensar.

Quando se pega alguém no flagra escutando bolero (gênero que comumente seus avós gostam) duas coisas vêm à mente destes: ou ele está apaixonado ou na fossa. No meu caso, nenhum dos dois. A não ser apaixonado pelas canções, pela qualidade e pelo lirismo delas.

O disco toca e o casal dança abraçado no meio da sala. A música dá sua última nota, os dois abrem os olhos e percebem a situação decorrida ao natural. Então sorriem e se beijam fervorosamente.





01. No Me Platique Mas
02. La Barca
03. La Gloria Eres Tú
04. No Se Si Tu
05. Historia De Un Amor
06. Somos Novios
07. Solamente Una Vez
08. El Día Que Me Quieras
09. El Relog
10. Por Debajo De La Mesa
11. Encadenados
12. Sabor A Mí
13. Perfidia
14. Hasta Que Vuelvas

Nenhum comentário: