02 março 2009

Uma apresentação arrebatadora


O belíssimo show acústico, Skin and Bones, da banda americana Foo Fighters, registra parte da turnê do álbum duplo In your Honor de 2005. Ganhador de Disco de Ouro no Brasil. Gravado no Pantages Theater em Los Angeles em 2006, o álbum e o dvd não mostram a apresentação habitual enérgica da banda, mas sim um concerto intimista e hipnotizante.

Transmitido de forma condensada pelo canal Multishow no final do mês passado, ele não perde seu valor, muito pelo contrário só instiga a vontade de adquirir o material e apreciar o espetáculo em seu total.

No set list, músicas do quinto trabalho do conjunto e sucessos consagrados, como: Big Me, Times Like These, Best of you e Everlong. Todos com uma releitura nova, desplugada. O que não deve ter sido um grande desafio para a banda, já que o seu líder – Dave Grohl – é um dos mais completos e talentosos músicos do planeta; e ainda por cima poder contar com uma ótima banda de apoio. Para dar um toque clássico na performance, instrumentos eruditos foram adicionados na maioria do repertório.

O cenário só colabora para a atmosfera introspectiva e agradável do espetáculo, com luzes levemente azuis e tapetes simples avermelhados. “Comprados na beira da estrada”, como diz Dave Grohl em mais uma de suas interações com a platéia – sempre no intervalo de cada música.

Os melhores momentos estão nos sucessos de qualidades indiscutíveis: My Hero, o hino composto em homenagem a Kurt Cobain acabou ganhando um solo lindo de teclado, deixando-a mais bela do que já é; Next Year, o acordeão se encaixa perfeitamente na versão; Times Like These, a balada que é abastecida com uma harmonia emocionante e uma letra que fala de entrega, das lições que aprendemos com um amor acabado e principalmente de saber recomeçar, na ocasião ela ganha um toque mágico de violino; por fim, a romântica Everlong com seus acordes iniciais inesquecíveis e o seu discurso de espera e de desejo latente por uma mulher.

Embora o show tenha a finalidade de ser brando, Dave Grohl não esquece que o seu melhor negócio – e o da banda – é o rock and roll de verdade, levemente pesado. Por isso, durante a apresentação acaba não agüentando a monotonia e balança a cabeça nas músicas mais agitadas, enquanto que Taylor Hawkins o acompanha descendo o braço na bateria.

Skin and Bones não se trata de um show somente para os fãs do Foo Fighters, nem tampouco para aqueles que idolatravam nirvana e só por isso se interessam por Dave Grohl e sua banda. Mas agradável para qualquer alucinado por música!

Muitos falarão que estou sendo extremamente hiperbólico, mas é mais que um simples show. É um daqueles espetáculos contagiantes... de visualizar com toda a atenção e que, poderá, lhe levar a entrar num clima de comoção através das letras inteligentes e melodias amortecedoras de Dave Grohl e de seus companheiros.

Nenhum comentário: