22 agosto 2009

Contra a epidemia do sedentarismo

Fazer exercícios físicos é imprescindível para a saúde e, por conseguinte para o bem estar do corpo. Essa é uma afirmativa mundialmente comprovada. Seja uma simples caminhada de uma hora, ou até um esporte mais complexo, que exija um esforço maior de energia. O importante é não se tornar sedentário. Apesar da maioria das pessoas (e eu me incluo nessa multidão) não seguir à risca o ideal, que seria realizar exercícios todos os dias. Quando fazem, certamente se sentem satisfeitos... Vivos.

Mexer o corpo faz bem pro organismo. Exterioriza aquele excesso de energia que está hibernada dentro de nós. Uma simples caminhada, ou uma pedalada nos faz arejar a cabeça. Enquanto o vento bate no rosto, esquecemos, nem que seja por uma hora, os imbróglios pessoais e profissionais que nos cercam no cotidiano.

Pesquisas já comprovaram que 70% dos brasileiros não praticam atividades físicas. Conclui-se, então, que o brasileiro é ocioso quando se trata do assunto. A causa de tal situação é, obviamente, agravante. O surgimento de doenças como: obesidade, hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto; têm ligação direta com a falta da prática de esportes.

Esse estilo de vida – a de não fazer esportes – pode ser responsabilizada por um dos, e principais fatores, de mortes por enfarto e derrame cerebral; as duas que mais matam no país. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que fez um levantamento das capitais onde menos se faz exercícios de maneira suficiente, Rio de Janeiro aparece com 43,7%, Florianópolis (44,4%), São Paulo (35,4%) e Porto Alegre (30,4%).

A atividade física só traz benefícios para o ser – humano, tanto para a saúde, como para o pensamento positivo. Combate as mortes prematuras. É necessária para o saber viver. Dá-nos longevidade, mais chances e mais tempo de prazer.

Junto com uma boa alimentação, o esporte é necessário para o combate da obesidade mórbida. Moléstia esta, que sabemos que afeta e já afetou de forma intensa tantos norte-americanos.

Façamos esportes! Agradeceremos a nós mesmos.

Referência: <http://www.gallopersonal.com.br/novo_site/index.php?option=com_content&view=article&id=54:brasileiro-faz-pouco-exercicio-fisico-&catid=18:materias>

Nenhum comentário: