06 novembro 2009

Faith No More em Porto Alegre: um show épico

A casa de eventos Pepsi On Stage foi palco de um momento onírico para os que esperavam ansiosos




Foto: Filipe Limas

É difícil escrever sobre o que realmente foi o show da banda Faith No More na noite de 3 de novembro. Torna-se em vão qualquer tentativa de passar ao leitor sensações da ocasião. Somente quem presenciou tem competência para expressar sobre o que aconteceu e o que sentiu.

Depois de quase duas décadas o grupo voltou a tocar para os gaúchos. Não só os fãs de carteirinha, mas qualquer pessoa que goste e conheça o rock n’ roll foi pego de surpresa com a notícia; de poder ver ao vivo o grupo liderado pela figura estranha de Mike Patton.




É bem certo que a banda sempre foi alternativa – eles mesmos já reconheceram isso – porém, pela qualidade artística inegável apareceram na mídia e obtiveram sucesso e muitos fãs na primeira metade dos anos 90. Mas é quase impossível que Epic e Easy não soem familiares para o mais desinteressado em música. Há onze anos a banda estava hibernada, acumulando em seus admiradores a cobiça de revê-los.

E o momento chegou e foi literalmente um estouro! O grupo se apresentou de forma agressiva para uma platéia já impaciente para deleitar-se na sonoridade singular da banda.




Trajados socialmente, com exceção do baterista canhoto Mike Bordin, o grupo fez uma apresentação inolvidável, com muita vontade e energia em todas as músicas. Em nenhum momento a banda foi apática, nem ao tocar e muito menos com o público: Mike Patton e o tecladista Roddy Bottum arriscaram várias vezes o português em palavras obscenas e ao agradecer o público.



Mike Patton vestindo um brilhoso terno prateado, em contraste com uma iluminação completamente vermelha iniciou o show de forma obscura e emocionante tocando com uma escaleta a instrumental Midnight Cowboy. Depois só vieram os petardos: From Out Of Nowhere, Land Of Sunshine, Surprise! You’re Dead, Last Cup Of Sorrow, Midlife Crisis, o eterno hit Epic, e por aí vai. As leves Evidence, Easy, a bossanovista engraçada Caralho Voador e a clássica de Burt Bacharach eternizada por Herb Alpert This Guy´s In Love With You também fizeram parte do repertório.

A banda demonstrou ainda generosidade e reconhecimento ao seu público, presenteando-o com 3 bis - resposta aos gritos em uníssono de Faith No More! Faith No More! E atendendo por último os berros de We Care a Lot! We Care a Lot!

O insano Mike Patton alucinado, como sempre, usou seu típico megafone e até se atirou de costas para os espectadores o agarrarem. Percebeu-se que os integrantes deram o seu máximo e mostraram como arrancar suspiros e levar ao delírio uma platéia.

Para muitos que viram, o ano de 2009 se resumiu ao show do Faith No More.

Antes e depois da apresentação Roddy Buttom confirmou em seu twitter o apreço que a banda sente pelo país.

"Descer do avião em Porto Alegre foi como cair bêbado nos braços quentes de um velho amigo..."às 11h25 do dia 2/11.

"Obrigado Porto Alegre. Vocês lembraram-nos esta noite porque nós amamos tanto o Brasil. Belo concerto."à 1h30 do dia 4/11.

Set List – Porto Alegre:

01. Midnight Cowboy
02. From Out Of Nowhere
03. Land Of Sunshine
04. Caffeine
05. Evidence (portuguese version)
06. Surprise! You're Dead!
07. Last Cup Of Sorrow
08. Ricochet
09. Easy
10. Midlife Crisis
11. Epic
12. Caralho Voador
13. The Gentle Art Of Making Enemies
14. King For A Day
15. Ashes To Ashes
16. Just A Man

Extras:

17. Chariots Of Fire/Stripsearch
18. As The Worm Turns

19. This Guy's In Love With You

20. We Care A Lot

Nenhum comentário: