08 janeiro 2010

O reggae no verão e a Cidade Negra

Não adianta. O gênero musical que mais combina com o verão é o reggae. Esta batida do coração em forma de música que os jamaicanos, e principalmente, Bob Marley jogaram para o mundo.

Música sedativa, que expressa protesto e amor; esta seria uma adequada definição para ela. Uma das coisas mais prazerosas é escutar uma regguera roots numa praia sossegado. Os regueiros guerreiros entendem e sentem esse encanto. A banda americana Sublime também resulta numa boa combinação.

Num desses dias de calor intenso de janeiro, na hora ritual do mate, um amigo coloca um álbum que a muito não ouvia: Sobre Todas as Forças, da Cidade Negra. Um álbum clássico dos anos 90 que fez muito sucesso comercial.

A Cidade Negra foi uma das primeiras bandas do Brasil que tinham como principais fontes o reggae a aparecer na mídia. Ao misturar à base regguera o pop rock conquistou o público com um hit atrás do outro. E que hoje já não tocam mais nas rádios ou na teve. Em 2006, Tony Garrido saiu da banda e foi substituído por Alexandre Massau (Berimbrown, Preto Massa). Continuam fazendo shows, mas praticamente estão no ostracismo por motivos incertos.

Mas no auge da sua fama, quem não se lembra de “Falar a Verdade” (Ei ei estamos aí, pro que der e vier...) essa ainda com Ras Bernardo nos vocais, o primeiro frontman da banda; de “Querem Meu Sangue”, a versão para The harder They Come do Jimmy Cliff, letra que possui um grande alto astral; a parceria com Shabba Ranks em “Downtown” (Eu fui, eu fui, eu fui, pro outro lado de lá...); “Doutor” (Oh doutor vai ter que me ajudar...); e por fim as duas que mais marcaram, “Onde Você Mora?” e “Pensamento”.

Todas essas citadas e mais tantas, embalaram muitas festas juvenis nos anos 90 e que hoje, infelizmente, não tocam mais, a não ser no meu som, e claro, no verão.



Sobre Todas as Forças (1994)
01. Mucama
02. Querem Meu Sangue
03. Downtown
04. Luta de Classes
05. Minha Irmã
06. Doutor
07. Onde Você Mora?
08. Sombra da Maldade
09. Casa
10. Pensamento

Nenhum comentário: