24 dezembro 2011

João Sampaio lança álbum duplo



Lançado pela gravadora USA/DISCOS, o décimo álbum do artista estará neste mês de Setembro nas lojas do ramo e também nas redes de supermercados Nacional e BIG 

O poeta itaquiense João Sampaio dá continuidade ao seu comprometimento fecundo com a produção e disseminação da cultura gaúcha com mais uma compilação de sua poesia crioula. O álbum 40 Marcas Campeiras do País da Gauchada reúne poemas e contos de sua autoria musicados por uma lista extensa de parceiros artísticos da caminhada em prol da defesa e da manutenção da identidade gaúcha. 

O primeiro disco, Querência III, possui novas gravações de antigos temas conhecidos, como: a clássica do cancioneiro nativo Entrando no Bororé (desta vez ao vivo nas vozes da dupla Oswaldir e Carlos Magrão), Touro Pintado (interpretada por João Luiz Corrêa), Pescador (com Aníbal Sampayo e Jorge Guedes), Ginete e Pealador (também interpretada por seu companheiro de bom tempo Jorge Guedes), e Bica Meu Galo (na voz do veterano José Claudio Machado). Além dessas possui registros inéditos com interpretações de Érlon Péricles, Juliano Moreno (que já gravou um álbum com letras do poeta), Xirú Missioneiro, Luis Cardoso, Mano Lima (seu amigo de infância), Edson Backes, José Pedro da Rosa Lima, Joãozinho Missioneiro, Pedro Motta (falecido recentemente), e Victor Salgueiro (atual revelação em festivais). Entra ainda nesse repertório, Vem Que O Itaqui Tchê Espera, Música Oficial do Acendimento da Chama Crioula do Estado no ano passado.

No segundo disco, De Toros... Potros y Hombres, uma novidade: João Sampaio expõe pela primeira vez seu lado de declamador e interpreta alguns de seus contos rimados. Ainda aparecem poemas interpretados também por irmãos nativos como Pedro Júnior da Fontoura, Mano Lima, José Cláudio Machado, João Luiz Corrêa, Jorge Guedes, Xirú Missioneiro, Nélio Lopes, Rubem Paz, pelo poeta são-borjense Rodrigo Bauer, por Gentil Félix da Silva (seu filho e herdeiro de ideário), e Caray Guedes (filho de Jorge Guedes e virtuoso do violão). 

A obra possui um texto de apresentação do Juiz de Direito e cronista Dr. Afif Simões Neto. No encarte ainda consta uma participação especial do chargista Santiago e vários depoimentos sobre a importância da obra de João Sampaio, dados por artistas e personalidades de grande porte e participação ativa na produção cultural do Estado, como: Sérgio Faraco, Rodrigo Bauer, Clemar Dias, Juremir Machado da Silva, Lisandro Amaral, Landro Oviedo, João de Almeida Neto, Luiz Marenco, Iberê Athayde Teixeira, Martim César Gonçalves, Pedro Júnior da Fontoura, Juarez Machado de Farias, Oracy Dornelles, Paulo César Limas, José Renê Rossi, Érlon Péricles, César Oliveira, Aníbal Sampayo, Zeno Cardoso Nunes (falecido em fevereiro desse ano), Antônio Augusto Fagundes, Cândido Adalberto Brasil e Amaury Beltrão de Castro.

“Esse novo CD Duplo significa para mim o nascimento de um novo filho. E como tenho vários, procuro repartir de maneira equânime a intensidade do amor que sinto igualmente por todos.”, explica o poeta itaquiense o seu sentimento “paternal” pelo seu novo álbum autoral.

João Sampaio já publicou diversos livros e álbuns no mercado fonográfico. Atualmente é um dos letristas mais férteis e musicados do Estado, superando a marca de mil obras gravadas por artistas da música regional gaúcha. Uma marca de diferenciação em sua obra é o uso do idioma guarani em suas poesias, característica resumida na publicação de inspirações guaraníticas Purajhei Missioneiro.

13/09/2011

Nenhum comentário: