24 dezembro 2011

Nova fase novamente

I'm With You: nova aventura dos Chili Peppers. Dessa vez sem Frusciante.

A notícia de mais um lançamento dos Red Hot Chili Peppers deixou-me muito entusiasmado, a despeito da triste saída de John Frusciante da banda. As divulgações de I'm With You despertou-me um sentimento de relembrança da adolescência.  Quando em cada comentário do grupo ficava completamente interessado, como se fizessem parte de minha família. Não é hiperbolismo, mas sim um sentimento de gratidão por serem o começo da minha paixão por música. Digamos que os Red Hot Chili Peppers me salvaram em termos de gosto.

Pois então, agora torço para que a banda sobreviva a essa difícil transição da "perda" de um dos seus mais criativos compositores e instrumentista dos últimos 20 anos. É nítido que Josh Klinghoffer, o novo integrante, é inferior nesses termos do que Frusciante, apesar de ser um bom músico. A comparação é inevitável, pelo costume que tínhamos com John.

O novo chili pepper faz o feijão com arroz. Talvez pela ainda breve pressão da responsabilidade da substituição, mas o que acontece agora é um grande estranhamento. Ficamos sempre esperando um riff no lugar certo que não acontece, aqueles solos improvisados do Frusciante e até sentimos falta do seu backing vocal gritante.

Mas o que importa é estarem na ativa. Não desistirem de fazer o que sabem muito bem e dar prazer aos seus fãs, mesmo que se sintam um pouco órfão. O novo trabalho tem grandes momentos, e estão de parabéns por conseguirem compor ótimas músicas nessa fase, que, como em qualquer outra de revés, se torna produtiva.

30/08/2011

Nenhum comentário: