26 dezembro 2011

O gaúcho romanesco de Lambari


Nessa leva de cantores nativistas contemporâneos, que vieram resgatar e disseminar o retrato da vida do gaúcho rural, aparece uma figura ímpar; pela sua música lírica e sua voz de timbre inconfundível.  O poeta e músico cacequiense Jairo Lambari Fernandes pode ser considerado o autor dos temas mais românticos do atual cancioneiro gaúcho.

O mote de suas letras são as simplicidades campestres, as paisagens do verde no horizonte, encontros, ranchos, paixões compartilhadas com o mate, enfim, tudo que está no alcance do olho do campeiro vertendo para ser transformado em poesia. E Jairo Lambari o faz, e com grande propriedade e lealdade – já que trabalhou como peão. Portanto, sabe muito bem como que é a vida e os sentimentos que rodeiam esse homem rústico. Talvez por isso consiga transpor de forma tão verossímil as imagens e os gestos desses indivíduos. 

Lambari tem como marca em sua música o romantismo. As harmonias lentas e confortantes muitas vezes tornam o conjunto com uma aura triste. Ao falar de amores vai de encontro àquele pensamento comum de que o homem campeiro é duro e intransponível quando se toca nas emoções. Enfoca o outro lado do gaúcho, o acolhedor e afetuoso; inerentes a todos nós humanos. Na homenagem a um domador também nascido em Cacequi, Lambari nos conta a história de amor de Mariano Luna e Rosaflor. Dividida em cinco músicas, nestas (“Romance de Flor e Luna”, “Romance pra quem parte”, “Romance pra quem chega”, “Romance de outro Mariano” e “Romance de quem aprende”) se capta tudo que permeia os temas que o músico retrata e se tem uma considerável noção do potencial de sua arte. Além dessas, e entre tantas buenas, indico: “Por bem dizer-te”, “Naco de luz”, “Morena” e “Flor do mar”, que para minha leiga opinião julgo que possui um potencial de ser um clássico da música gaúcha na altura da premiada “Cordas de espinho”, de Luiz Coronel e Marco Aurélio Vasconcellos. 

Não é atoa que Lambari já conquistou o principal prêmio em diversos festivais nativistas: no Minuano da Canção Nativa, no Ponche Verde da Canção Gaúcha, na Sapecada da Canção Nativa, e vencedor da Linha Livre da XX Califórnia de Uruguaiana. 

Neste ano, Lambari lança o terceiro trabalho de sua carreira. “Cena de Campo” vem para suceder “Flor e Luna” (2002) e “Vida Buena” (2004). Então, certamente que mais destaques de sua arte virão por aí.



05/11/2011

Nenhum comentário: