23 janeiro 2012

A existência breve dos The Bousy's


A partir desta edição traremos sempre um pouco da história de bandas de rock são-borjenses. Desde as seminais da cidade até as atuais que estão na ativa.

A primeira banda a ser citada é a The Bousy's, formada no fim dos anos de 1960 por cinco são-borjenses, adolescentes e estudantes. Faziam parte do grupo José Aragon, na guitarra e vocal; Ademar Melo, na guitarra solo; Sérgio Seintenfus era o baterista; Luiz Antonio Fonseca (Toco) no comando da escaleta e vocal; e Ildefonso Barbará Dornelles no contra-baixo e  também no vocal. “A banda foi criada aqui em São Borja. Nós estudávamos em Porto Alegre e morávamos aqui nas férias, compramos os instrumentos lá e chegamos a tocar e fazer ensaios lá, mas nós formamos mesmo aqui. As apresentações todas foram feitas aqui. Isso era por volta de 1967 e 1968”, conta Ildefonso Dornelles.

Como na época era aquela efervescência dos Beatles e das chamadas bandas da invasão britânica, o grupo seguia esse estilo e sonoridade. Reproduziam aquelas versões de sucesso da era da Jovem Guarda. “Nós tocávamos muitas versões de músicas dos Beatles e da Jovem Guarda, que no inicio gravava muitas versões de rock inglês e americano. Nós começamos basicamente mais calcados na influência desses grupos. Tocávamos versões que já existiam do Renato e seus Blues Caps e de outras bandas brasileiras. Nós não tínhamos facilidade com inglês, então poucas músicas nós cantávamos em inglês. Mas a influência foi basicamente daqueles primeiros grupos, Beatles, Herman Hermiths.”, explica o baixista Ildefonso Dornelles.

O nome incomum, The Bousy's, foi tirado de um dicionário de inglês, que segundo Ildefonso, significava “bêbados”. Uma expressão que hoje não é mais usada.

As músicas eram tiradas pela audição incessante dos álbuns que os integrantes traziam da capital, porque em São Borja nessa época não tinha uma grande variedade de discos à venda.

A primeira apresentação da banda foi como grupo de abertura de uma noite de rock no clube comercial. “Nós começamos quando veio uma banda de rock da Argentina que tocou no comercial, e, então, nós fizemos a entrada. Foi a nossa estreia.”, relembra Dornelles.

A banda fez shows somente aqui em São Borja, apesar de terem sondagens de tocar nas cidades vizinhas de Itaqui e Uruguaiana. “Fizemos vários shows aqui na cidade. Tivemos muita procura... muita solicitação. Nós chegamos a apresentar acho que uma música própria, mas as férias eram curtas, então acabamos ficando por aqui.”

Ao contrário do que se pode pensar, Ildefonso recorda que existia, na época, bastante espaço para se tocar esse tipo de música em São Borja. “Se a gente teria se dedicado mais teríamos uma agenda cheia. Se nós morássemos em São Borja, se continuássemos ensaiando e evoluindo. Havia espaço.”

Como a banda era um passatempo de férias, sua duração foi de no máximo de dois anos. Todos os integrantes estudavam em Porto Alegre, então quando voltavam às aulas a banda raramente se reunia. “A banda durou até o momento que fizemos vestibular. Eu fui para Passo Fundo e os outros foram pra faculdades diferentes e daí dispersou o grupo”.

Segundo Ildefonso Dornelles, o baixista da banda, o grupo foi um dos primeiros da cidade a tocar um repertório essencialmente do rock and roll da época. “Antes aqui em São Borja chegou a ter outras bandas, mas dai era mais música tipo de baile. Os que tinham eram Os Sheiks e Os Dinâmicos; eram mais profissionais, moravam aqui e tocavam em baile e no carnaval. A nossa foi uma banda focada mais no rock mesmo... Pioneira nesse aspecto. Então foi uma novidade”, finaliza o Bousyano.

Nenhum comentário: