06 janeiro 2012

Nitrovoid: mantendo o grunge pesado no sul


A Nitrovoid é mais uma banda da nova geração do nosso rock que merece atenção.

O grupo surgiu no final de 2006 na cidade de São José do Norte. É formada por JF Costa, no vocal e guitarra; Erlon M, na guitarra e também no vocal; Alex Under, na bateria; e William F, no baixo.

Com um som e um conceito mais obscuro, a banda apresenta um rock que se atêm em melodias elaboradas e no cuidado na concepção das letras. Sua sonoridade remete ao estilo de bandas como Alice In Chains e Soudgarden, ao Stoner Rock desértico do Kyuss e também a bandas não tão midiatizadas como Tool e A Perfect Circle. Como base de referência clássica tem-se o Pink Floyd e, principalmente, o Black Sabbath e sua aura mais hermética. A banda vai por esse lado mais emocional da mensagem pelo som.

“Letras abstratas (...) de reflexões acerca de questões como sexo, vida, morte, religião, fé (...) escritas em sua maioria amparadas por metáforas e com o diferencial de ser cantado em português. Guitarras distorcidas e um punhado de ideias artísticas que remetem ao expressionismo abstrato de Jackson Pollock”.

Esse é o cartão de visita dessa banda que já gravou 3 EP’s: "Morphocoda" de 2008, "Karmavírus" de 2009 e "Bivalente" de 2011. Nesse ano o grupo lançou o single "Senhor de Todo Caos" e encontra-se em processo de gravação do seu próximo disco, intitulado de “Janelas de Chumbo”.

Em seus cinco anos de carreira, a banda vem aumentando seu séquito de fãs.

Em 2010 chegou na 4ª colocação, entre 160 bandas gaúchas, no concurso “A Melhor Banda é Daqui” da promoção da cerveja Polar. Tal mérito rendeu à banda uma apresentação em Porto Alegre ao lado da banda Cachorro Grande. E, no ano passado (2011), levantou o prêmio de melhor música, letra e arranjo; com “Cosmo Modular”, na 5ª edição do Festival de Arte e Cultura Seiva da Terra, em Rio Grande.

“Acreditamos que a melhor maneira de passar nossa mensagem é através da arte. Sendo assim, convidamos você a embarcar nessa viajem sem limites através do som da Nitrovoid.”

Mais informações:
http://nitrovoid.blogspot.com/

Assista a um video da banda:

Um comentário:

J.F. Costa disse...

Poh, brother, que surpresa agradável ver a Nitrovoid no teu blog! Confesso que fiquei muito feliz de ver alguém que não conhecemos falando bem da nossa banda. Muito Legal.Vamos manter contato!

Um Abração!